“Sentir o aroma suave de plantas, dentro da sua própria casa, e dispensar um pouco do seu tempo para com elas, é relaxante e faz bem ao espírito. “
O sucesso para se obter plantas sadias, depende da escolha correta das espécies e os “cuidados especiais” para com elas. Veja a seguir estes cuidados:
De uma forma geral, a adubação deve ser feita na primavera e no verão estações que as plantas crescem e exigem um maior desgaste no solo. Durante estas estações, adicionar ou substituir parte do solo por terra nova e adubada, juntamente com a aplicação de adubo NPK, granulado e de lenta liberação de nutrientes. É oportuno complementar este tratamento com fertilizante líquido, aplicado uma vez por semana.
É um dos pontos fundamentais, porém irrigar bem não significa molhar toda hora. É importante que a planta esteje em solo drenado, que permita a vazão do excesso d’água, porque tanto encharcamento como escassez d’água, são grandes inimigos das plantas. Portanto o ideal é manter a umidade equilibrada, sem excesso, mas também sem escassez d’água.
De um modo geral, quanto mais luz receber a planta, mais saudável ela será. O ambiente deve ser arejado, mas também, deve-se evitar o vento e o abafamento, elementos prejudiciais a planta .
Sempre retirar folhas, frutos e flores secas ou mortas ligadas à planta. A permanência delas tira a força e impede o crescimento de novas folhas. Sempre que necessário, limpar o pó grudado nas folhas da planta com um pano (flanela), água limpa e um pouco de álcool. Lembre-se que o pó nas folhas, prejudica a fotossíntese da planta.
Sempre que se verificar pragas nas plantas, deve-se combatê-las imediatamente. De um modo geral, antes de pulverizar com inseticida, retirar o pó, limpando as folhas da planta da forma do item anterior, para maior absorção do veneno. Repetir esta aplicação por mais uma ou duas vezes de 15 em dias 15 dias.